quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Mnemosyne


Aprendi com Paulo Freire que a palavra 'memória' vem do verbo grego 'mimnéskein', que significa: 'lembrar-se'! Ela, por sua vez, deriva-se de um substantivo próprio, ou seja, o nome de algo ou alguém. Neste caso, de alguém muito especial: Mnemosyne! Essa deusa foi profundamente amada por Zeus que, com ela concebeu as 9 Musas: Sabedoria, Eloquência, Persuasão, Poesia, História, Matemática, Astronomia/Astrologia, Música e Dança.

Mas, por que será que justamente ela, a Memória, foi tão amada pelo deus dos deuses , a ponto de fazê-la a precursora de todos os saberes?

A memória é um olhar à distância. Sabe como quando nos afastamos de um objeto para o vermos melhor? Também sabemos que a história é cíclica e que "nada há de novo sob o sol". Então, como diria meu pai, 'puxando pela memória', vamos trazendo fios, um a um, no começo quase que invisíveis, como os das teias de aranha, que ninguém sabe onde ela os guarda. Ou você já viu alguma aranha com uma caixinha de rolos e carretéis?

Um a um eles vão ganhando forma, espessura, cores, dimensões inimagináveis e, quando percebemos, pronto: um tapete mágico novinho, formado pelos fios que vamos buscar lá atrás, em algum lugar, que como a aranha, até nós desconhecemos onde ficam guardados.

Também desses fios tiramos o alimento das Musas, elas são meio que "bichos de seda", e como comem! Não ficam um único dia sem se alimentarem, afinal é necessário fixar o espírito sobre uma idéia, até formá-lo em arte-criação, em Matemática, Poesia, Música...

Mas memória não é tudo. Jamais diria isso há uma semana ou a um mês atrás. Imagina, logo eu que me vangloriava de possuir uma memória prodigiosa! Ontem, enquanto estava sentada no trem, me lembrei que havia esquecido de colocar um novo pacote de papel-higiênico no banheiro. Puxa! Que deslize, não sou mais a mãe ou dona de casa perfeita!!

Que felicidade senti naquele momento. Não saberia explicar, mas de alguma forma compreendi que o Esquecimento também deve ser glorificado e ele deve ser o Pai da Alegria, da leveza, da Falta de Culpa, da Liberdade, da Inocência.

Se memória é bom, esquecimento é muito melhor! Como sempre a Natureza em sua infinita sabedoria fez tudo certo: quanto mais velhos ficamos, mais erros e dores acumulamos!! E, felizmente mais esquecidos também nos tornamos. Tudo está certo do jeito que está!

Não desejo mal se Alzheimer nem pra mim nem pra ninguém. Mas um esquecimentozinho sadio de pelo menos de algumas das muitas dores e besteiras que sofremos e fazemos ao longo dos dias e da vida.